Horário: 8h30 – 11h15 e 13h30 – 16h30
Local: Instituto de Computação, Prédio IC3, Laboratórios 302 e 303
Este curso é parte do Programa Ciência e Artes no Inverno da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e contou com apoio adicional da Intel. Ele tem por objetivo introduzir alunos do ensino fundamental aos conceitos básicos sobre o funcionamento de um computador e a maneira como um programa é construído.
Serão introduzidos conceitos básicos da linguagem de programação C como variáveis, expressões, comandos condicionais e entrada e saída de dados. Será mostrado como pequenos programas construídos desta forma podem ser utilizados para projetar:
- Robôs: neste experimento os alunos observarão a demonstração de um kit Mindstorm e aprenderão como este é usado no projeto de robôs modernos. Em seguida os alunos aprenderão as noções de variáveis, comandos de Entrada/Saída, funções e o comando condicional IF na linguagem de programação C; em seguida experimentarão modificar um pequeno programa usado no projeto de robôs.
- Jogos de computadores: neste experimento os alunos verão como uma ferramenta de projetos de jogos de computadores usa programação para fazer jogos e filmes. Na demonstração será utilizado a Unreal Engine, uma ferramenta comercial usada no projeto de jogos. Em seguida os alunos irão aprender a noção de vetor e o comando FOR na linguagem de programação C, e experimentarão modificar um programa de jogos.
- Assistente pessoal: neste experimento os alunos observarão como funciona o assistente pessoal Echo da Amazon e entenderão como programação é uma parte importante do seu funcionamento. Em seguida os alunos irão aprender o comando SWITCH na linguagem C e irão experimentar uma modificação de um programa que poderia estar dentro do Echo.
- Drone: neste experimento os alunos observarão a demonstração de um drone. Em seguida os alunos aprenderão como a combinação de todos os comandos anteriores pode ser usado no projeto de um programa que controla um drone.
Pretende-se que ao final do curso o aluno entenda que aprender a programar é uma tarefa divertida e tem muitas aplicações em todos os setores da sociedade