LSC

Home » Introdução à Programação de Computadores

Introdução à Programação de Computadores

logo-unicamp-name-line-blk-red-0480                                   Screen Shot 2016-06-27 at 9.15.50 PM                             Screen Shot 2016-07-20 at 10.31.36 PM

 

Horário: 8h30 – 11h15 e 13h30 – 16h30

Local: Instituto de Computação, Prédio IC3, Laboratórios 302 e 303

Este curso é parte do Programa Ciência e Artes no Inverno da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e contou com  apoio adicional da Intel. Ele tem por objetivo introduzir alunos do ensino fundamental aos conceitos básicos sobre o funcionamento de um computador e a maneira como um programa é construído.

Serão introduzidos conceitos básicos da linguagem de programação C como variáveis, expressões, comandos condicionais e entrada e saída de dados. Será mostrado como pequenos programas construídos desta forma podem ser utilizados para projetar:

  • Robôs: neste experimento os alunos observarão a demonstração de um kit Mindstorm e aprenderão como este é usado no projeto de robôs modernos. Em seguida os alunos aprenderão as noções de variáveis, comandos de Entrada/Saída, funções e o comando condicional IF  na linguagem de programação C; em seguida experimentarão modificar um pequeno programa usado no projeto de robôs.

mindstorm

  • Jogos de computadores: neste experimento os alunos verão como uma ferramenta de projetos de jogos de computadores usa programação para fazer jogos e filmes. Na demonstração será utilizado a Unreal Engine, uma ferramenta comercial usada no projeto de jogos. Em seguida os alunos irão aprender a noção de vetor e o comando FOR na linguagem  de programação C, e experimentarão modificar um programa de jogos.

unreal

  • Assistente pessoal: neste experimento os alunos observarão como funciona o assistente pessoal Echo da Amazon e entenderão como programação é uma parte importante do seu funcionamento. Em seguida os alunos irão aprender o comando SWITCH na linguagem  C e irão experimentar uma modificação de um programa que poderia estar dentro do Echo.

echo

  • Drone: neste experimento os alunos observarão a demonstração de um drone. Em seguida os alunos aprenderão como a combinação de todos os comandos anteriores pode ser usado no projeto de um programa que controla um drone.

drone

Pretende-se que ao final do curso o aluno entenda que aprender a programar é uma tarefa divertida e tem muitas aplicações em todos os setores da sociedade

%d bloggers like this: